venerdì 15 agosto 2008

SÓ POR HOJE

"Os dez mandamentos para obter a paz, segundo o Papa João XXIII:

Só por hoje procurarei viver exclusivamente este meu dia, sem tentar resolver de imediato o problema de toda minha existência.

Só por hoje terei o máximo cuidado com o meu modo de tratar as pessoas; sendo delicado em minhas maneiras, não criticando a ninguém, não pretendendo melhorar ou disciplinar ninguém, se não a mim.


Só por hoje me sentirei feliz com a certeza de ter sido criado para ser feliz, não só no outro mundo, mas também neste.


Só por hoje ajustar-me-ei à realidade; sem procurar fazer com que as coisas se ajustem aos meus próprios desejos. Aceitarei o que o destino me oferecer e a isso me adaptarei.


Só por hoje dedicarei dez minutos do meu tempo a uma boa leitura; lembrando-me que assim como é preciso comer para sustentar o meu corpo, assim também a leitura é necessária para alimentar a vida de minha alma.


Só por hoje exercitarei meu espírito de dois modos: farei uma boa ação sem contá-la a ninguém e farei uma coisa que não gosto, de que não tenho vontade de fazer, como disciplina. Se for ofendido nos meus sentimentos procurarei que ninguém o saiba.


Só por hoje farei um programa bem completo do meu dia. É possível que não o siga exatamente, mas em todo o caso o terei. E me guardarei de duas calamidades: a pressa e a indecisão.


Só por hoje terei meia hora de quietude a sós e, então, repousarei. Durante essa meia hora procurarei obter uma melhor perspectiva de minha vida.


Só por hoje ficarei firme na fé, com a certeza que a Divina Providência se ocupa de mim, como se somente eu existisse no mundo, ainda que as circunstâncias manifestem o contrário.


Só por hoje não terei medo de nada. Principalmente não terei medo de gozar do que é belo e de acreditar que, do mesmo modo como eu me der ao mundo, assim o mundo me dará."

Nessun commento:

Posta un commento