sabato 20 gennaio 2007

"Ela tentou olhar pela janela enquanto ele continuou falando: 'Deve ser uma sensação muito estranha ser um cérebro vivo em pleno espaço. É como ser um pequeno universo separado, dentro do grande universo lá fora. Sim, pois há tantos átomos e moléculas no seu cérebro como há estrelas e planetas no espaço sideral...'.
Ela o interrompeu: 'E talvez a distância até os meus pensamentos mais profundos seja igual à que você vai até as estrelas mais longínquas no espaço'.
'Sim, mas a diferença é que só o cérebro tem consciência de si mesmo. Ele pode estar sempre julgando suas próprias ações. Já o firmamento lá em cima não é capaz de fazer isso. O espaço sideral não pode dizer: 'Eu sou eu'. Para isso ele precisa da ajuda dos seres humanos.'
Ela deu um sorriso de triunfo.
'Concordo que essa é uma diferença importante!'
'Sim, mas você ainda não me explicou qual é a sensação de se lembrar de alguma coisa.'
'Ah, já tinha me esquecido disso.'
'Isso também é muito interessante!' "
_______________________________{ Através do Espelho, pg 90. Josteein Gaarder }

Nessun commento:

Posta un commento